Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de maio de 2009

KARAOKE TOTAL NO CANTINHO DA MADEIRA


Muito em breve, o Karaoke Total vai passar a estar disponível para todo o mundo, através do site "Cantinho da Madeira". Este site possui uma rádio on-line, a "Madeira Rádio", um projecto recente cujo objectivo é divulgar a música produzida por madeirenses quer estejam na Região Autónoma ou nos vários cantos do Mundo. Está disponível 24 horas por dia dando particular destaque aos acontecimentos mais relevantes ocorridos na Madeira. Um projecto actualmente com sede em São Paulo, no Brasil e coordenado por Marcos Sousa. A convite dos responsáveis, o Karaoke Total vai passar a estar disponível para todo o mundo. Por isso, se tem familiares lá fora, esta é uma oportunidade para poder dedicar-lhes aquela música que há muito desejava. Estejam atentos para mais novidades.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

MINISTRO DESBLOQUEIA PROLONGAMENTO DOS DIREITOS

O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, diz que Portugal decidiu desbloquear a proposta comunitária que amplia os direitos conexos dos artistas intérpretes portugueses e europeus dos actuais 50 para 70 anos. O Ministro da Cultura diz mesmo estar convicto de que a posição do Governo português tem a compreensão dos artistas nacionais.
O Governo português queria ir mais longe na protecção dos direitos de autor e dos direitos conexos, mas vai votar a favor da directiva que alarga a protecção da obra dos autores de 50 para 70 anos. Em declarações à TSF, o ministro da Cultura disse que «não havia condições para se alcançar uma solução consensual a nível europeu que defendesse mais profundamente os direitos dos artistas intérpretes - os direitos conexos».
«Depois de extensas consultas feitas com o sector, nomeadamente com os artistas, entendemos que não deve bloquear-se o avanço desta directiva e decidimos votar a favor», acrescentou José António Pinto Ribeiro.
O ministro disse ainda acreditar que esta posição do Governo português tem a compreensão dos artistas nacionais.

FESTIVAL DE KARAOKE NO SALÃO PAROQUIAL DA RAPOSEIRA

Atenção, amantes do karaoke: o Festival de Karaoke, integrado na 2ª Semana Cultural da Fajã da Ovelha. será já este sábado, dia 23 de Maio, e vai decorrer no Salão Paroquial da Raposeira a partir das 16 horas. as inscrições podem ser feitas pelo fax 291872084 ou pelo telefone 291872757. E então? Do que estão à espera? Toca a ligar e a fazer desta uma grande festa do karaoke.

NOVOS DVD'S DA PORTUGAL KARAOKE

A Portugal Karaoke volta a colocar no mercado dois novos produtos em termos de DVD de karaoke, da colecção Super Êxitos. Desta feita, com uma série de novos temas, entre os quais se inclui "Say yeah" de Yves La Rock. Com o valor de 16,90 euros/cada, é o seguinte o alinhamento dos novos produtos.

SUPER EXITOS EM KARAOKE - Vol.25

01. RAPAZIADA, VAMOS DANÇAR ................. Emanuel
02. A MODA DO PISCA PISCA ................... Ruth Marlene
03. O BURRITO ............................... Fernando Correia Marques
04. ZUBI ZUBI ............................... Bombocas
05. FESTA NA ALDEIA (Popular) ............... Luís Manuel
06. AS BEATAS ............................... Jorge Ferreira
07. UMA PEDRA NO MEU SAPATO ................. F. C. Marques
08. SOM DE CRISTAL .......................... Marante
09. ÉS O DOCE Q. EU MAIS QUERO .............. Mónica Sintra
10. QUARTO DE HOTEL (Abana abana) ........... José Malhoa
11. SOZINHO NÃO ESTOU (kizomba) ............. Marante
12. VEM CÁ JANTAR ........................... Joana
13. VAI VER SE CHOVE ........................ Rebecca
14. A MULHER DO OUTRO ....................... José Malhoa
15. ELA NÃO É BONITA ........................ Diapasão

SUPER EXITOS EM KARAOKE - Vol.24

01. QUEM É QUEM .............................. Xutos & Pontapés
02. TODAS AS RUAS DE AMOR (festival 2009) .... Flôr de Lis
03. SAY YEAH ................................. Yves Larock
04. DE CORPO E ALMA (Assim eu me dou) ........ Marco Paulo
05. SE ME VAIS DEIXAR ........................ Tony Carreira
06. AMANHECER ................................ Susana Félix
07. CHUPA QUE É DE UVA ....................... Aviões do Forró
08. GAROTA ATREVIDA (Kiz.) ................... Irmãos Verdades
09. TUTTI FRUTTI ............................. Calcinha Preta
10. SOL DA CAPARICA .......................... Peste e Sida
11. DANÇA DO MEXE MEXE ....................... Dani Silva
12. TROCAS E BALDROCAS ....................... Cândida Branca Flôr
13. P’RA ESTAR CONTIGO ....................... Tony Carreira
14. VERSOS DE AMOR ........................... Carlos Paião
15. JUNTO À LAREIRA .......................... José Cid

A colecção" Super êxitos " é a colecção principal da Portugalkaraoke e é composta pelos mais conhecidos temas de música portuguesa e latina. Esta colecção destina-se a divertimento em casa, bares de karaoke, associações, restaurantes e a todos os que gostam verdadeiramente do karaoke. Sendo a maior e mais profissional colecção de karaokes portugueses, ela será periodicamente actualizada com novos volumes.
Todos os dvds desta colecção incluem o selo do IGAC para exibição pública.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

FRANÇA APROVA LEI CONTRA DOWNLOAD ILEGAL

Li no site da "globo.com" - que por sua vez cita a agência AFP - que a França aprovou em definitivo (13 de Maio), com uma votação no Senado, o projeto de lei sobre a internet que estabelece a suspensão do acesso à rede para as pessoas que fizerem downloads ilegais, o que torna o país um dos mais rígidos neste aspecto.
Depois da aprovação pelos deputados na terça-feira, o texto foi ratificado por ampla maioria (189 votos a favor, 14 contra) pela bancada conservadora (UMP, partido do presidente Nicolas Sarkozy) e os aliados centristas.
A oposição socialista e comunista não participou na sessão.
A França se torna assim o primeiro país europeu a aplicar uma lei com a suspensão do acesso à internet a quem optar por downloads ilegais pela internet, sanção que será aplicada aos reincidentes e depois do envio de cartas de advertência.
Entretanto, pelo que pude perceber, Portugal também poderá vir a adoptar a mesma solução.

MUNDO KARAOKE COM NOVO CD DO HIGH SCHOOL MUSICAL


O Mundo Karaoke tem já disponível mais um CD com a marca Disney. Trata-se de uma nova colecção com as bandas sonoras originais do High School Musical, sendo que as faixas estão disponíveis com e sem voz guia! O custo é de 14,99 euros, sendo que há ainda que contar com as despesas de envio. Fica aqui a lista de músicas:

EKDISNEY-HSM02 - High School Musical Vol. 2

1. What Time Is It - High School Musical
2. Fabulous - High School Musical
3. Work This Out - High School Musical
4. You Are The Music In Me - High School Musical
5. I Don’t Dance - High School Musical
6. Gotta Go My Own Way - High School Musical
7. Bet On It - High School Musical
8. Everyday - High School Musical

SPA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO


Com o título "SPA intensifica fiscalização", o DN Funchal publicou no dia 12 de Abril uma entrevista com o presidente da delegação da Madeira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), Luis Filipe Aguiar, que dá conta de que durante esta semana, as acções de fiscalização visarão os "menos sensíveis" aos direitos de autor. Para o efeito, está cá na Região, e à semelhança do que eu já vinha alertando neste blogue há algum tempo atrás, dois fiscais da SPA nacional, que vão procurar inteirar-se da situação na Região. Ainda assim, fica aqui o registo da entrevista, da autoria da jornalista Zélia Castro e que deve ser lida com atenção:

"SPA intensifica fiscalização

Na Região, o principal problema em relação aos direitos de autor reside na "falta de informação generalizada" por parte dos usuários de obras musicais e não só. Contudo, o coordenador da delegação da Madeira da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), Luís Filipe Aguiar, aponta que existem "refractários", pessoas que simplesmente não se esforçam por respeitar a lei. Para combater estas resistências, uma equipa de Lisboa da SPA encontra-se na Região para desenvolver acções de fiscalização, embora o responsável defenda também a intensificação de sessões de esclarecimento junto dos jovens como forma de travar as constantes violações.

Desde ontem e até final da semana, a equipa vinda da sede da SPA irá proceder a acções de fiscalização, em parceria com duas fiscais da delegação da Madeira. Luís Filipe Aguiar explicou ao DIÁRIO que estas fiscalizações vão incidir, em particular, junto daqueles que são "menos sensíveis e refractários ao pagamento" dos direitos de autor, nomeadamente no que diz respeito à execução de música ambiente em bares. "É sobretudo na música ambiente", disse, referindo que também engloba situações de música ao vivo, mas menos.

"Há bares que fazem boas facturações e alguns hotéis, não dos grandes", sublinhou, frisando que muitos já estão identificados como "refractários ao pagamento", quando estão a cometer "um crime". O responsável garante, contudo, que não vão ceder, que serão levantados processos e que, inclusive, há pouco tempo, uma das fiscais da delegação regional chegou a ser insultada e quase agredida.

Apesar destas situações, na Região existem poucos processos instaurados. "Processos temos alguns, não muitos, mas estamos em vias de instaurar vários, se as coisas não se resolverem em bem", adiantou.

Falta de informação é visível

O coordenador da delegação da Madeira da SPA acredita que a falta de informação por parte dos usuários é um dos principais problemas a nível regional, daí que pretenda intensificar acções de esclarecimento sobre a questão dos direitos de autor, em particular junto dos mais jovens, por causa dos downloads ilegais.

A nível geral, Luís Filipe Aguiar garante que são mais os que são sensíveis às obrigações do que os que não o são. "Eu acho que a principal situação será uma falta de informação generalizada de alguns utentes ou usuários", apontou, referindo que muitos não sabem que a recusa do pagamento dos direitos de autor constitui um crime e um virar de costas à remuneração dos autores, visto que muitos dependem dessas verbas para viver.

"Um autor não tem hipótese nenhuma de sobreviver se não for destas coisas", frisou, explicando que, devido à situação de crise que se atravessa, foi criada uma bolsa especial para alguns autores que estão a passar por graves problemas financeiros. "Isso é extremamente complicado e, de dia para dia, estão a subir os pedidos de auxílio de famílias de pessoas falecidas, com dificuldades para pagar rendas", confessou.

A SPA representa cerca de 25 mil autores a nível nacional, na maioria da área da música. Na Madeira, devem ultrapassar uma centena, abarcando mais a vertente musical, mas também escritores, fotógrafos e pintores. A SPA tem fixadas tabelas de execução pública, de âmbito muito variado, desde restaurantes a lojas. As tabelas praticadas em Portugal são "das mais baixas da Europa", precisou, daí a situação actual de muitos autores, ligada também ao crescente fenómeno da pirataria.

Dimensão da pirataria assusta

A pirataria cibernética está a atingir "uma dimensão assustadora". "Hoje em dia, deparamo-nos com uma série de problemas, o advento da Internet", referiu, acrescentando que "toda a gente faz downloads ilegais".

"A pirataria é um dos principais problemas e a pirataria cibernética está a ser combatida ferozmente", disse, dando como exemplo a condenação da Pirate Bay, embora ainda constitua "uma gota de água no oceano". O responsável confessa que existe "uma certa impotência" face à dimensão deste fenómeno, que começa a prejudicar multinacionais e a ultrapassar a indústria discográfica e cinematográfica.

Luís Filipe Aguiar considera que Portugal se assume como um país "muito brando" em termos de penalizações e deu como um bom exemplo França. Durante a campanha para as presidenciais, Sarkozy utilizou uma música de um grupo americano. Pelo uso indevido, o presidente francês foi condenado ao pagamento de uma coima. "Em Portugal, isto talvez fosse impensável", rematou.

Dia do autor assinalado na Região

Com o intuito de assinalar o Dia do Autor e, em simultâneo, o aniversário da SPA, a delegação da Madeira da SPA vai realizar, a 22 de Maio, e em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), um espectáculo musical no Hotel Meliã, pelas 21h30.

Antes, pelas 18h30, a LPCC fará o lançamento da campanha 'Um Dia Pela Vida'.

'Um Dia Pela Vida' consiste num evento organizado pela LPCC no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society e permite informar, educar, apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga.

Em relação ao espectáculo de variedades que Luís Filipe Aguiar se encontra a organizar, terá a duração de uma hora, embora o coordenador da delagação da Madeira da SPA possua, neste momento, uma lista muito grande de participações. "Neste momento, pelas minhas contas, já vamos em 144 minutos", frisou.

Em relação à usurpação dos direitos de autor, Luís Filipe Aguiar deixa uma mensagem de compreensão. "O direito de autor e a propriedade intelectual constituem um direito adquirido, já instituído há mais de 100 anos e as pessoas deviam ter um certo carinho pelos criadores, que são aqueles que fazem andar o mundo para a frente, que dão cor ao mundo", referiu, garantindo que um mundo sem livros, sem fotografia, sem música e sem cor não teria sentido.

A delegação regional tem como função o atendimento a usuários e entidades promotoras ou organizadoras de eventos, espectáculos e festividades nos concelhos, bem como dar apoio e facilitar o contacto directo com os autores".

INDIGNAÇÃO

A entrevista de Luis Filipe Aguiar já gerou alguns comentários na página on-line do DN-Funchal e todos apontam para um único caminho: a indignação em relação aos tão falados direitos de autor. Deixo aqui os três pontos de vista que ali foram colocados e que mais uma vez mostram que há que chegar a um meio termo. Ou então, arriscamo-nos a ter uma Madeira pouco atractiva do ponto de vista da animação. Sou completamente a favor do pagamento de direitos de autor por parte dos estabelecimentos, mas aquilo que na Madeira se paga a quem anima, continua a dar vontade de rir... É que nem para os cd's originais a verba dá! Com o devido respeito ao Luis Filipe Aguiar, de quem guardo várias memórias de o ver cantar, sobretudo na RTP-M, aqui ficam as opiniões:

Anónimo : Actualizado: 12-05-2009 22:19:35
Direitos de autor: Realmente esse senhor que agora ocupa essa cadeira será que pagou os direitos de autor das musicas que cantava? E será que os ficheiros MIDI que usava aquando das suas actuações foram todos comprados legalmente? Realmente quem te viu e quem te VÊ!! A gente com muita lata. Roubar é o que está a dar.

Anónimo : Actualizado: 12-05-2009 16:04:40
O que interessa é sacar: Gostaria de saber se esse cavalheiro que é o coordenador do SPA e que também é músico, alguma vez pagou direitos das inúmeras músicas que tocou e que não eram (não são), da sua autoria... Isto para nem sequer chegar à questão de que os autores nunca recebem nada apesar de porem "o mundo a andar para a frente". É que o mundo tem diversos tamanhos e muitos feitios.

jamr51@netmadeira.com » Jose Rodrigues : Actualizado: 12-05-2009 16:00:47
DIREITOS DE AUTOR: A mesma pergunta de sempre; - Os autores recebem de facto os impostos que cobram a quem difundir a sua música? Ou o dinheiro serve só para pagar aos "parasitas" que estão nesses gabinetes supostamente criados? Já escrevi sobre esta questão em 14.04.2009 onde dizia;... "Pelo que depreendi não há direito a remuneração se só existir "recepção em lugar público". Se houver retransmissão ou uso de outra qualquer tecnologia que não o próprio aparelho (por exemplo amplificador e altifalantes extra), então já se aplica os artigos 149º, nº 2, e 155º do CDADC. Enfim uma ROUBALHEIRA neste país, é pagar a dobrar. E toda a gente sabe que esses dinheiros não chega de forma nenhuma ao bolso dos autores...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

NOVIDADES EM BREVE

Confesso que as notícias têm sido poucas. Mas, isso é só porque o trabalho não tem parado. No entanto, conto aqui trazer muitas novidades em breve. Por isso, estejam atentos e continuem cantando muito! É uma ordem.

terça-feira, 5 de maio de 2009

FESTIVAL DE KARAOKE A 23 DE MAIO

A Casa do Povo da Fajã da Ovelha realiza no próximo dia 23 de Maio o II Festival de Karaoke, sendo que a novidade, este ano, prende-se com a abertura do evento a jovens de toda a Região. Recentemente, a este blog, Horácio Ramos, presidente da Casa do Povo da Fajã da Ovelha, deixou claro que este ano, «queremos ter mais participação, de toda a Região, pois esta é também uma forma de promover a cultura e promover actividades para os jovens e aqueles que tem gosto pelo canto nesta freguesia», prosseguiu o mesmo responsável. Por isso, ao pessoal que adora cantar, vamos lá a participar.

domingo, 3 de maio de 2009

QUATRO ANOS DE CAFÉ DO JARDIM

Desculpem estar a brasa à minha sardinha, mas era algo que se impunha. É que na passada quarta-feira, dia 29 de Abril, o Café do Jardim completou quatro anos de existência, sendo que a marca Karaoke Total - da qual me orgulho de ser o seu "mentor" - faz parte daquele estabelecimento há já três anos. Por ali, já passaram muitos animadores/KJ's, entro os quais destaco o Vítor (Teixeirinha), o Sílvio Silva, o Paulo Morna, o Lélio Silva, os irmãos Marques e eu, Celso Gomes, que tudo fizeram com o propósito de proporcionar aos clientes as melhores noites de karaoke da Madeira. Não me compete nem tão pouco aos responsáveis do Café fazer a avaliação se estamos a fazê-lo bem ou não, mas sim ao público. Acreditamos que sim, no entanto, a promessa é a de que as noites animadas vão continuar, destacando-se a realização, em breve, do nosso concurso de karaoke, na sua segunda edição (Há vozes no Jardim). Obrigado a todos os que fazem deste o seu espaço privilegiado de animação. Obrigado a todo o staff que por ali já passou - e foram muitos -, mas sobretudo aos que ainda lá estão. Também eles são parte importante daquilo que é hoje o Café do Jardim.