Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de junho de 2008

ENTREVISTA A ASSIS VIVEIROS


O “Karaoke Total” esteve à conversa com Assis Viveiros, o vencedor do “Festival Regional de Talentos”, que se realizou em Câmara de Lobos, no passado dia 29 de Junho, integrado no programa das “Festas de Verão”. Um jovem talento que promete dar que falar. E já agora, agradecimento especial ao Duarte Gomes, que gentilmente cedeu a foto.

KT — Já tiveste algum tipo de formação na área da música?
AV — Nunca tive qualquer tipo de formação na área do canto. O gosto pela música nasce por influência da família que, depois, me leva a integrar o Grupo Cultural e Recreativo da casa do Povo de Santo António da Serra e ao coro da freguesia. Tudo isto levou a que viesse a cantar e a participar nestes concursos.

KT — No Vozes da nova Cidade, em Machico, cantaste Josh Groban e tamb´m Rui Veloso. Dois intérpretes que aprecias?
AV — Sou apreciador de Rui Veloso, Marisa e Jorge Palma, mas optei por levar ao concurso o tema “Remember me”, de Josh Groban. É um tipo de música que, actualmente, as pessoas já ouvem mais. Ainda assim, como é uma música clássica e de época, há nela uma potência que me levou a escolhê-la para participar nos concursos. Queria mostrar a voz que tinha e apostei numa música forte.

KT — estás a pensar seguir a carreira musical?
AV — Gostaria muito de seguir a música porque, para mim, era um sonho fazer da música o meu fuituro profissional. Mas, por outro lado, também gostava de seguir a medicina. São as minhas duas paixões e no futuro eu gostava de investir nas duas paixões da minha vida.

KT — Estavas à espera desta vitória?
AV — Ganhar este concurso foi uma surpresa. Estamos a falar dos 11 melhores da Região. Conseguir ter esta oportunidade e ser reconhecido com este prémio foi uma surpresa. Fiquei muito contente por ser reconhecido como o melhor da Região.

KT — Quais os teus objectivos no imediato?
AV — Já surgiram alguns convites para participar em algumas festas, mas a minha motivação está no Festival de Vozes do Faial, que se realiza no dia 24 de Agosto. Estou sempre à espera e aberto a novos projectos, desafios e actuações. O que quero é mostrar a voz que tenho e interagir com a população.

KT — É a primeira vez que participas no evento no Faial? E que música vai apresentar?
AV — É a primeira vez que vou participar no Faial. Levo uma música original, com letra minha e música de Florentino Franco. Participei neste concurso porque tinha um sonho de lá ir. Este ano, concorremos com uma música, fomos seleccionados e agora estamos a aguardar pelo contacto da organização para que comecemos a trabalhar no Festival em concreto. Como qualquer artista, quero ir lá mostrar outra das minhas outras vertentes, que é a de compositor. Cantar as nossas próprias músicas, é sempre diferente. E o Festival é um concurso internacional, que fazia parte do meu imaginário.

KT — Consideras que tudo aquilo que se passou em torno da Vânia Fernandes é uma motivação para os que pretendem chegar longe, como tu?
AV — Para todas as pessoas que sonham com a música, o que se passou com a Vânia é um exemplo claro daquilo que se pode atingir. A Vânia começou como qualquer um de nós, que temos este sonho de conseguir chegar sempre mais além. E a Vânia insistiu. Ao ir à Operação Triunfo, foi lançada a nível nacional, numa altura em que ela já era acarinhada pelos madeirenses. Ao ter vencido o concurso, conseguiu ir além fronteiras. E é o sonho de qualquer pessoa agarrar as oportunidades. Ela soube agarrar a oportunidade que teve. E nós, que estamos à procura de um lugar mundo artístico, devemos saber agarrar as oportunidades que nos são dadas, sem as desperdiçar. Qualquer coisa serve para mostramos as nossas capacidades e não devemos pôr em causa o nosso trabalho. Temos de acreditar sempre que conseguimos e isso é essencial para a formação de qualquer artista.

KT — Como irás conciliar os estudos com a música, sabendo que a Universidade e o curso que pretendes não são fáceis?
AV — Quanto ao futuro, tudo depende da universidade onde ficar colocado. Se ficar na Madeira, vou tentar aliar a música sempre à minha carreira universitária. Mas, se ficar no continente, vou também tentar não deixar morrer este meu gosto pela música. Vou sempre lutar e participar em concursos para mostrar a minha voz.

Nenhum comentário: