Powered By Blogger

terça-feira, 6 de julho de 2010

ARRAIAL TEMÁTICO NO PARQUE VAI TER MEGA KARAOKE






O Arraial Temático, iniciado no ano de 2006 no Parque Temático, em Santana, está este ano de regresso, tendo no karaoke um dos pontos altos do evento. Depois de um ano de interregno, os responsáveis pelo espaço confirmaram o programa do evento deste ano, que vai já na sua quarta edição, e que terá como ponto alto a homenagem ao grupo madeirense “Galáxia Band”.
Quanto ao Karaoke, trata-se de uma parceria com o Karaoke Total e o KJ Celso, tendo ainda como apresentadora Valentina Jesus, uma das vozes matinais do programa “Manhãs da 3”, da Antena 3. será no dia 6 de Agosto, tendo início por volta das 22:30 horas, podendo os interessados inscrever-se na ocasião e, depois, ter a oportunidade única de subir a um grandioso palco e actuar perante milhares de pessoas, com um som fabuloso.
Para saber mais pormenores, leia a seguinte notícia, publicada hoje no Jornal da Madeira (página 21):

A quarta edição do Arraial Temático apresenta, este ano, um mega espectáculo único com os “Galáxia Band”. Uma «justa homenagem», no dizer de Tiago Freitas, responsável pelo Parque, a uma das bandas que marcou o panorama musical regional dos últimos 30 anos, mas também a todos os músicos “made in Madeira”.
A ideia será a de efectuar uma retrospectiva do que foram os “Galáxia”, desde os tempos em que tocavam na discoteca “O Farol” (Hotel Carlton) até aos tempos que correm, num espectáculo que será tudo, menos normal, conforme assegurou Tiago Freitas. «Porque são 30 anos e toda a gente conhece os Galáxia, nós vamos preparar um palco à medida, tipo “Rock in Rio”, com fogo de artifício e uma série de outras coisas, para fazer a justa homenagem, que ainda ninguém fez, aos Galáxia. E nada melhor que um recinto como o nosso, que promove o que é ser madeirense, para receber este concerto que será memorável e único», disse, acrescentando que já teve a confirmação da banda de que tudo o que for feito no dia 7 de Agosto será exclusivo.
«Eles estão muito entusiasmados e sensibilizados com esta nossa decisão. Os músicos foram se alterando, mas temos a sorte de conseguir tê-los cá todos. Vamos ouvir todos os “covers” que eles fizeram até à data de artistas nacionais e internacionais e outras músicas da sua autoria. Temos a grande vantagem de que estes cavalheiros vão tocar músicas de todas as gerações, numa viagem pelos grandes êxitos da música popular portuguesa», acrescentou.
O nosso interlocutor revela ainda que a decisão de realizar este concerto surge no âmbito da valorização que está em curso daquilo que é madeirense, sobretudo, depois do 20 de Fevereiro. «Tivémos essa experiência quando, no ano passado, por altura do 5.º aniversário do Parque, convidamos a Orquestra Clássica para fazer um espectáculo juntamente com grupos de música tradicional madeirense, nomeadamente, Xarabanda, Seis Po' Meia Dúzia, Noé Cró, Encontros da Eira, Grupo Coral Flores de Maio. Acabou por ter muita aceitação do nosso público, como também acabou por servir de base ao espectáculo do dia 1 de Julho no Parque de Santa Catarina».

Raízes da Madeira Remix
com DJ's e 60 figurantes


Neste mesmo dia, a 7, terá lugar um outro grandioso espectáculo piromusical, intitulado “Raízes da Madeira Remix”, tendo como palco a lagoa. Esta iniciativa, toda ela produzida pelo staff do Parque Temático, pretende dar “roupagem nova” ao conteúdo da mais recente atracção do recinto, o pavilhão “Raízes da Madeira”, inaugurado em Outubro passado. «Numa viagem de sete minutos, este conta a importância da ilha da Madeira e do seu porto nas trocas comerciais entre a Madeira e o resto do Mundo. Agora, vamos adaptar tudo isto a um espectáculo electrónico de 30 minutos, onde vamos ver a evolução da Região, desde o tempo dos nossos navegadores aos dias de hoje», disse Tiago Freitas.
Com o apoio logístico e artístico do TEF, bem como de alunos das várias escolas do concelho, desfilarão por uma maquete da ilha da Madeira, com o tamanho de 15x12 metros a instalar na lagoa, mais de 60 figurantes, que darão vida a personagens como Gonçalves Zarco, Colombo, Napoleão, James Cook, Sissi, culminando com fogo de artifício. «Vamos ter muita luz, muito fumo, muito som, muita cor e fogo» prometeu.
Este espectáculo terá ainda o acompanhamento de DJ's, numa produção também única. «Estamos a preparar, com alguns DJ's madeirenses, nomeadamente, o Ricardo Gouveia da Antena 3, uma obra única que é o bailinho da Madeira em versão disco, juntamente com o Grupo de Folclore “Lírios do Norte”. Tudo isto acontecerá dentro de água, numa mega produção que terá a grande vantagem de ser feita pelas pessoas que aqui trabalham», complementou.
Por definir está ainda a hora de realização do evento, até porque, explica Tiago Freitas, a ideia passa por apanhar de surpresa as pessoas, sendo que o mesmo vai implicar ter o Parque “às escuras”.

Mega karaoke
no dia 6


Apesar de estes serem os pontos altos, o Arraial Temático tem o seu início na sexta-feira, dia 6 de Agosto, a partir das 22:30 horas. Em anos anteriores, este dia tem sido preenchido com a actuação de bandas de garagem, mas este ano a organização decidiu-se pela realização de um mega karaoke, apresentado por Valentina Jesus, uma das vozes matinais da Antena 3, em parceria com o KJ Celso (Karaoke Total).
«Vamos fazer o maior espectáculo de Karaoke que já foi feito até à data em Santana, com uma tela enorme a projectar as letras e um palco grandioso para esta actuação, sendo que as pessoas podem inscrever-se e cantar as músicas que entenderem», disse.
A terminar a noite, haverá discoteca ao ar livre, com o DJ Nélio Fabrício.
No sábado, a animação inicia-se com a actuação do artista madeirense Noé Cró, que para além da sua banda trará também um grupo de folclore de Santo António. Outros grupos de folclore também passarão pelo palco, nomeadamente, de Santana, Porto da Cruz e os Lírios do Norte.
Nos dois dias haverá também uma zona júnior, com atelier de pintura e outras actividades, sendo que os ateliers de artesanato do Parque também vão estar em funcionamento, para que adultos e crianças possam testemunhar como é feito muitas das peças típicas regionais, numa intergeração entre mais velhos e novos.
No que diz respeito a preços, o Parque vai funcionar entre as 10 e as 19 horas com o tarifário em vigor, sendo que quem o desejar pode manter-se até depois da hora, para assistir ao arraial. No entanto, entre as 19 e as 04 horas, a entrada é livre. Já no sábado, depois das 19 horas, o preço é de 3 euros por pessoa, sendo que menores de 14 anos têm entrada grátis
.




Da “carolice” ao sucesso
O Arraial Temático começou por ser uma festa, no dizer de Tiago Freitas, «um pouco em cima do joelho». No seu primeiro ano, em 2006, o artista convidado foi Marco Paulo, o que levou até ao local cerca de duas mil pessoas, naquela que pretendia ser uma festa de verão tipicamente madeirense e popular, ou não fosse o Parque Temático um local onde a história, a identidade e os costumes da Madeira estão muito bem vincados.
No ano seguinte, o arraial regressou tendo como cabeça de cartaz Roberto Leal. «Tivémos a prova provada de que esta festa que nós inventamos um pouco em cima do joelho e com alguma carolice à mistura, ganhou estrutura e raízes no concelho de Santana», comentou Tiago Freitas. Neste ano, passaram pelo Parque quatro mil pessoas, numa festa onde o folclore, a música popular, a gastronomia e o artesanato estiveram sempre lado a lado.
Em 2008, a terceira edição confirmou o sucesso. «Foi brutal. Não só consolidamos o evento em si, como trouxemos um artista que, de facto, encheu por completo o Parque Temático. Falamos do Jorge Ferreira, um cantor que tem no seu reportório muitas músicas dedicadas às pessoas que emigram, acabando por ser uma aposta ganha», disse. Neste ano, os responsáveis tiraram duas conclusões essenciais: «a festa ganhar estrutura e espaço no calendário e dava garantias de que, viesse quem viesse, o Arraial acabaria por ser um sucesso».
No ano passado, e por coincidir com época de eleições, o Parque teve dificuldades em contratar artistas, já que a maioria dos interessados estava comprometida com comícios eleitorais. Assim foi decidido não o fazer.
Porém, e face à insistência dos populares, o Parque retoma este ano o arraial Temático, na sua quarta edição, a 6 e 7 de Agosto.


in Jornal da Madeira

Nenhum comentário: