Powered By Blogger

domingo, 23 de maio de 2010

MORREU O CANTOR DE "MEMÓRIAS ESQUECIDAS"


O panorama musical português ficou mais triste com o anúncio, ontem, da morte do cantor Beto, cantor que ficou popularizado por temas como "Memórias esquecidas" ou ainda pelos muitos duetos que gravou com Rita Guerra, entre as quais, "Brincando com o fogo", músicas que são hoje uma referência indispensável em qualquer Karaoke.
Beto nasceu em Peniche. Aos 5 anos começou a cantar. Aos 17 anos foi para Torres Vedras e passa por vários grupos de música portuguesa. Morreu este domingo, dia 23 de Maio de 2010 vítima de um ataque cardíaco, aos 43 anos.
Em 1992, Beto fundou os Tanimara que eram uma das melhores banda de covers da altura. Actuavam no bar Xafarix em Lisboa. Em 1998 é convidado pelo Maestro José Marinho para representar Portugal no Festival da OTI na Costa Rica com o tema "Quem Espera (Desespera)" ficando em 3.º lugar.
A partir daqui vários colegas de profissão reconheceram-lhe o enorme talento e convidaram-no para participar nos seus álbuns (no caso de Rita Guerra e Paulo de Carvalho, em duetos), e ainda em centenas de concertos (no caso de Luís Represas e Paulo Gonzo), por todo o país e em salas de prestígio como os Coliseus, o Centro Cultural de Belém, etc.
Destaca-se "Brincando com o Fogo", com Rita Guerra, que até hoje é um tema muito do agrado do público e que, não raras vezes, me põe a fazer contas tal é a quantidade de gente que, noite após noite, pede para as interpretar.
Em 2000 é convidado a gravar um disco a duo com Rita Guerra. O álbum "Desencontros" deu origem a uma tournée com dezenas de espectáculos em todo o país.
Entre 2000 e 2003 grava 8 temas para bandas sonoras de telenovelas.
No dia 14 de Julho de 2003 lança o seu álbum de estreia a solo, "Olhar em frente", com temas como "Memórias Esquecidas" (tema da novela "Coração Malandro"), «Dois Corações Unidos» (da novela «Nunca Digas Adeus») e «Tudo Por Amor» (da novela «Tudo Por Amor»).
O disco vendeu em quatro meses mais de 13 mil cópias e foi certificado Disco de Prata pela Associação Fonográfica Portuguesa.
Passado pouco mais de um ano deste álbum estar à venda entrou para os lugares cimeiros do Top de vendas nacional permanecendo mais de 57 semanas consecutivas no Top e atingindo o disco de Platina (dupla platina segundo as novas regras da AFP) e sendo o disco português mais vendido no ano de 2004 (cerca de 50 mil exemplares).
Faz entretanto algumas participações em álbuns de outros artistas como Gonçalo Pereira e Ménito Ramos.
No dia 2 de Maio de 2005 lança o álbum "Influências". Em apenas 6 meses é Platina com quase 30.000 cópias vendidas. E para marcar o início da sua tournée, apresentou-se ao vivo no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
Em Outubro de 2005 a convite de Maria João Abreu e José Raposo estreia-se no teatro: 'A Revista é Liiinda', espectáculo que o empresário Hélder Freire Costa apresenta no Teatro Maria Vitória. Interpreta "Estrela Da Manhã" e "Podia Ter Sido Amor" em dueto com Paula Sá.
Muda de editora e edita "Porto de Abrigo", um disco com uma sonoridade mais acústica e pura, tentando consolidar os laços já criados com o seu público. Morreu num hotel, quando se preparava para actuar em Torres Vedras. É uma notícia que deixa tristes os seus fãs, mas a sua música, essa, irá perdurar para sempre!

Nenhum comentário: