Powered By Blogger

terça-feira, 6 de outubro de 2009

MAIS UMA TAXA? SÓ SE FOR PARA FECHAR DE VEZ...

Foi hoje assinado, dia 6 de Outubro, entre a ACIF e a empresa Passmusica, um protocolo que vai obrigar - seguindo uma prática já adoptada no continente - todos os espaços que passam música gravada e vídeos musicais a terem de pagar uma nova factura, pelo menos se quiserem garantir que o fzem dentro da legalidade. Falo dos direitos dos artistas e produtores, os chamados direitos conexos, que vão ser cobrados na Região já a partir desta semana pela Passmusica, através da ACIF, que numa primeira fase funciona como mediador.
Além dos já conhecidos direitos de autor (que são entregues aos autores das letras e das composições musicais), os espaços têm legalmente de pagar também esta verba sob pena de acabarem com um processo em tribunal ou mesmo encerrados, conforme explicou recentemente ao DN Funchal o director da empresa, Miguel Carreta.
Posso adiantar que já estive a falar com diversas pessoas ligadas à noite e posso afiançar que esta notícia não caiu bem. a revolta é grande e muitos já prepararam terreno para recorrer aos tribunais, tendo em vista contestar mais esta taxa. Sei que em alguns espaços, está a ser exigido qualquer coisa como 4 mil euros.
Sobre isto, só tenho a dizer uma coisa: ESTAMOS A BRINCAR OU QUÊ? Oh minha gente, sabem que vou fazer? Registar-me já e tratar de começar a cobrar a quem tem estas ideias uma taxa por serem tão IDIOTAS e terem ideias estas. A seguir virá o quê? Uma empresa para cobrar as taxas relativas a quem teve a ideia desta e daquela música? E depois, uma outra que vai cobrar os direitos de quem fabricou os instrumentos? Olha, já agora, uma empresa que cobre as taxas para entregarem aos papás e mamãs dos autores, por os terem concebido... Mas, será que ninguém enxerga? Como pode um bar na Região que luta ano após ano para não fechar as portas pagar taxas destas? Ainda por cima, com os custos que temos para adquirir os CD's? Mas, querem fazer desta terra o quê? Uma ilha fantasma? Para quando a indignação? Temo que muita casa não vai aguentar com mais este fardo...

Nenhum comentário: